Ponha Sua Casa Em Ordem


Não basta somente se limpar por dentro, as coisas precisam ir para o lugar. Não basta apenas perdoar uma pessoa, tem que saber administrar o dia-a-dia. Não basta se arrepender e confessar os pecados, tem que vigiar, fugir da aparência do mal, ter atitudes de quem está lutando contra o pecado. Não basta querer se livrar das dívidas, ou até liquidá-las. É necessário cuidado para não contrai-las novamente e começar tudo de novo. Não adianta estar dentro de uma Igreja, tem que ter uma vida íntegra. Não adianta falar, tem que viver. Não basta servir a Deus; tem que estar com a vida em ordem.

Leia o texto bíblico e veja que quem recebeu uma palavra para colocar a casa em ordem foi o rei Ezequias. Sabe quem foi ele ??? Toda sua história está em II Crônicas 29 e em Isaías 36, 37 e 38. Vale à pena ler o texto. Veja o que ele fez durante seu reinado. Você vai ficar admirado com Ezequias. Ele colocou ordem no templo do Senhor. Enfrentou um grande inimigo: Senaqueribe, e fez tudo certo. Até que num dado momento da sua vida, ele se perdeu. Tornou-se orgulhoso, auto-suficiente, não correspondeu à bondade com que foi tratado.

Orgulho = amor próprio demasiado, soberba, altivez.

E esse é um risco que todos nós corremos se não tivermos cuidado com algumas coisas. Não posso dizer que é “normal”, mas é possível de acontecer mesmo em quem está envolvido com as coisas do Senhor.

Na verdade, minha intenção aqui nem era falar de orgulho, mas já que entramos nele, vamos lá. Um grande sinal de que o orgulho está tomando o nosso coração é quando nós não mais tratamos as pessoas conforme a bondade que fomos tratados. Queremos misericórdia, mas não usamos a misericórdia com as pessoas. Nos tornamos rigorosos com as pessoas naquilo em que escorregamos. Criticamos nos outros aquilo que também fazemos.

Esse orgulho nos impede de continuar crescendo pois não temos mais o que aprender, afinal, quem vai nos ensinar ??? Quando o outro erra conosco, descemos a mão, mas quando erramos com ele, estamos sendo “usados por Deus para tratar o seu caráter” ( o que é bem possível de ser verdade, mas isso é com Deus - não precisa se "oferecer" para tanto...). Como somos bons !!! Podemos ser mansos, falar baixo, ser “humildes” para tantas coisas, mas orgulhosos no coração e para com as pessoas. E o pior é quando esse orgulho alcança nosso relacionamento com Deus. Podemos estar fazendo tudo “certo”, mas o nosso coração estar muito distante do coração de Deus. Podemos ser altamente dedicados e empreendedores, mas fazer tudo de forma errada e no caminho errado. O orgulho e a vaidade pessoal são parentes próximos.

É preciso fazer a coisa certa, da maneira correta e com a motivação mais correta ainda. Sabe por que ??? Às vezes, é muito mais fácil morrer para o pecado do que para o nosso eu. O ego faz exigências de ser e ter e nós as cumprimos direitinho. Estamos crentes que estamos fazendo tudo certo, mas não estamos. E chega uma hora que isso fica bem claro para nós e mais ainda para os que estão ao nosso redor.

O que fez Ezequias se dar conta de que tinha desviado seu coração de Deus ??? A própria intervenção de Deus. Não sei, mas acho que com alguns Deus não precisa pegar tão pesado. O que você acha ??? São pessoas que logo reconhecem sua condição e retornam imediatamente para a base. Outros, são mais obstinados. Não se rendem tão fácil a Deus. Prosseguem teimosamente. Até que Deus aperta o torno, e aí, só resta bater três vezes no tatame (é o que faz um lutador de judô quando quer entregar a luta). Tem que se render. Não tem jeito. Vai resistir a Deus ??? Então, toma mais...

Claro que estou me referindo a Deus como um Pai que corrige e disciplina a seu filho a quem ama, a quem quer muito bem. E a correção faz parte do processo. Como faz...

Em Isaías 38, Ezequias se defende dizendo que estava servindo a Deus com fidelidade e devoção sincera, e ainda, estava fazendo o que o Senhor aprova. Ok. É possível fazermos tudo isso e nossa casa interior não estar em ordem. Assim, bem como, nossos sonhos, planos, projetos, a nossa casa, literalmente, e vários aspectos da nossa vida. Entende ??? Ezequias, que colocou o templo do Senhor em ordem, recebe uma palavra do próprio Deus para colocar a sua casa em ordem. Que coisa !!!!

Quantas vezes fazemos coisas na Igreja, no trabalho e para os outros, maravilhosamente, mas em nossa própria vida, e até mesmo na nossa casa e na nossa família nosso discurso e atitudes são completamente diferentes. Ou, seja, por fora sua vida parece uma beleza, mas o seu interior é um caos. Chega disso !!!!

Quantas pessoas vivem exatamente assim !!!! Seus conselhos e direções servem para a vida dos outros, mas a sua própria está bem distante da conduta que tentam ensinar - ou impor.

Ainda bem que há pessoas buscando ajuda porque não suportam mais essa vida de aparências e de mentira. Não importa o seu tempo de Igreja, ou os cargos que acumulou ao longo da vida. Se você está insatisfeito com si mesmo, graças a Deus. Você só pode mudar aquilo que não tolera mais na sua vida. Pior é quem já se acostumou a viver dessa forma. Esse sim é o grande problema.

Veja, Lucas 11:35 diz para termos cuidado para que a luz que está em nosso interior não sejam trevas. Como assim ??? É isso mesmo !!! Luz e trevas coexistindo em nosso interior. Isso não te assusta ??? Não necessariamente a mim. O que me assusta é o resultado dessa dicotomia, é quem pode prevalecer; é ver que corremos o risco de alimentar mais a parte escura e sombria do nosso coração e ela se tornar parte integrante do nosso ser.

Davi no Salmo 18:28 fala que Deus é aquele que transforma em luz as nossas trevas. Mas podemos manter acesa essa luz ou apagá-la. E você sabe que é bem fácil apagar... e suponho que também sabe o que fazer para manter acesa.

Vou citar apenas um ou outro exemplo de situações que podem te ajudar a dar um pontapé inicial para colocar a sua casa em ordem. Quero te dar bastante liberdade para montar a sua própria lista pessoal que em muitas coisas é diferente da minha, que é diferente da lista de A, B ou C.

Eu acredito que no fundo, você sabe por onde começar, sabe o que não cabe mais na sua vida, não é verdade ??? Você sabe que atitudes precisa abraçar e outras abandonar. Você até pode não saber tudo acerca de si mesmo, mas sabe o suficiente para dar um 'startup' no seu processo de crescimento e mudança.

Você já parou para pensar que há pessoas que precisam sair da sua vida ??? O que ??? Isso mesmo !!!! Sair da sua vida !!!! Quando as pessoas erradas saírem da sua vida, as coisas certas vão começar a acontecer. Aquele seu amigo pode até ser gente boa, mas longe da sua vida, pois quando vocês se juntam constituem uma relação patológica que só potencializa suas fraquezas e debilidades. Tipo, as críticas e os comentários disfarçados nas brincadeiras sempre apontam para os erros que você um dia cometeu no passado, sempre há um “cutucão” em coisas que você já superou ou está tentando superar. Há pessoas que sempre minimizam suas conquistas e possibilidades; muitas vezes te tratam e fazem sentir como - desculpe a expressão, um idiota. E o que elas estão fazendo ainda na sua vida ??? Em outros casos, a relação é de dependência e te causa uma influência negativa incrível. E eu não estou nem falando da integridade da pessoa. Refiro-me a relação prejudicial que você pode ter se enfiado e ficado. Você acaba se boicotando sendo muito menos do que pode ser para ficar parecido com o grupo que está inserido, para não se diferenciar demais e ficar de fora.

Estou preparando um material sobre relacionamentos onde vou abordar mais detalhadamente essa questão muito séria e importante em nossa vida. Talvez se chame “As pessoas (ou os relacionamentos) que você não precisa ter na sua vida”. Vamos ver. Já mandei para a fila (de espera...). Aguarde.

Outro ponto: cheque a sua vida pelo padrão de Deus.Salmo 139: 23,24. Davi pede a Deus para sondá-lo porque Deus é o parâmetro correto para nossos caminhos e escolhas. Ele é o nosso padrão. Sua Palavra é o manual. Muitas pessoas se baseiam nos erros e acertos dos outros para justificar as suas más escolhas e más decisões. Como diz uma grande amiga minha: “vai sofrer tanto...”. Se Sr. Fulano fez besteira e “ficou tudo bem”, cuidado !!!! O que funciona para ele pode não funcionar para você. Faça o mesmo e você vai ver como para você não vai dar tão certo assim, as coisas não vão ficar nada bem. Vai por mim... não precisa fazer o teste...

O padrão de Deus para nós não é fácil e nem difícil, é um padrão possível de ser alcançado e vivido. Você pode ter uma vida de acordo com os princípios de Deus sendo você mesmo, tendo seu temperamento e seu modo de ser. Você não precisa ser o outro. Colocar a sua casa em ordem significa abraçar o padrão bíblico, e especialmente, a parte que te cabe, que tem a ver com a sua história , suas escolhas e seus hábitos.

E para finalizar, saia da atmosfera eterna de “sonhar acordado” e parta para a operacionalização dos seus sonhos, objetivos e projetos. Longe se vai sonhando demais, mas aonde se chegará assim ??? É preciso criar, trabalhar e produzir. Planeje o seu crescimento, estabeleça metas possíveis a curto, médio e longo prazo. Remova da sua vida tudo o que te distancia das suas metas.

Se você, assim como eu, a cada dia precisa ajudar a colocar a “casa” de tantas pessoas em ordem, tire um tempo para colocar também a sua. Faça isso esporadicamente, tire um tempo para ficar a sós consigo mesmo e com Deus. E você não precisa ir a um 'resort' para fazer isso. É simples. Pode ser até no sofá da sua casa, pode acontecer numa caminhada... desde que aconteça primeiro dentro de você...

Avalie-se como pai, mãe, filho, amigo, funcionário, líder etc. Escreva suas idéias, planos e coloque datas para iniciar seus projetos. Faça coisas novas. Ria sozinho (opa... cuidado com essa parte... brincadeira...) de coisas engraçadas que te aconteceram. Mude o visual. Converse com uma pessoa que já conquistou o que você quer conquistar. Arrume as coisas em sua casa. Faça uma lista com os próximos aniversários. Leia um livro. Leve as crianças no parque, a esposa no shopping (mulheres, aproveitem !!!!). Convide o marido para um cinema. Componha uma música. Invista em si mesmo e na sua família. Elogie as pessoas. Crie algo diferente na cozinha. Visite um necessitado. Ajude um missionário. Matricule-se em um curso. Escreva para um amigo o que você admira nele. Prepare um estudo bíblico. Dê risadas com seus pais. Conte histórias para seus filhos. Caminhe na praia. Tire fotografias e depois monte um mural de fotos. Presenteie alguém que tem sido importante na sua vida. Supere-se no seu trabalho. Beije seus alunos. Seja generoso, muito generoso. Faça para Deus uma oferta de gratidão pela pessoa melhor que você está se tornando n’Ele. Aprecie a natureza. Ouça um CD e entregue-se em adoração. Faça uma lista das suas dívidas e planeje como liquidá-las. Dê um abraço caloroso em seu pastor ou pastora como quem diz "conte comigo", "estou ao seu lado". Etc. Etc. Etc.

Você pode adicionar mais itens à sua lista e até aceito sugestões...

A intensidade do dia-a-dia pode descalibrar um pouco nossa vida. Mas atitudes simples podem nos trazer a leveza que tanto precisamos. Simplicidade: eis um bom ingrediente.

Você não está sozinho. Também estou nessa... e há anos. Bem-vindo ao “clube”. Não tenha medo. Respire fundo e pergunte-se “Por onde eu começo ???” . Manda ver !!!

É tempo de colocar a casa - o trabalho, o ministério, os relacionamentos, as finanças, os sentimentos, os projetos e a vida em ordem.

Carla Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário