Não Siga Seu Coração

Talvez você já tenha ouvido a frase “Siga o teu coração”.  Eu já ouvi em filmes, músicas, já li em algum lugar, e até vi pessoas darem conselhos usando a tal frase.
Mas não é assim que nos ensina a palavra de Deus, na realidade a Bíblia diz que; enganoso é o coração, mais do que todas as coisas (Jeremias 17:9).
Como posso seguir o meu coração se ele é enganoso, como posso seguir as minhas vontades se são imperfeitas?
Quantas pessoas estão sendo orientadas pelo próprio coração, fazendo escolhas erradas?
A voz do nosso coração é muito forte, porque vem de dentro (do íntimo), vontades maléficas, vontades tão pecaminosas que se fossem expostas, todos sentiriam nojo da podridão.
O que sai do homem isso contamina o homem.
Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.”(Marcos 7:20-23).


Muitas pessoas podem até esconder as suas horríveis vontades, talvez com um perfume de hipocrisia,  podem até disfarçar o mal cheiro  do pecado. Como Jesus disse aos fariseus. “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.”(Mateus 23:27)


 Não obedecer as próprias vontades, é um princípio para obedecermos a vontade de Deus , pois o verdadeiro cristão não vive a sua própria vida, mas vive a vontade de Cristo Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”(Gálatas 2:20)


 Adão e Eva preferiram seguir as suas próprias vontades ao em vez de obedecer a ordem de Deus(Leia Genesis 3). Muitas pessoas pensam que estão corretas em suas próprias escolhas,  e cometem o erro de não consultar a palavra de Deus. Quando ouvimos o nosso coração, ou seja, nossa própria vontade e escolha, é desobedecer a Deus.
Jamais conseguiremos controlar o nosso coração, a única forma de domar o coração é entregá-lo  a Deus, e fazer do nosso coração um baú das escrituras sagradas “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.”(Salmos 119:11).


Sem Deus o nosso coração é  apenas um local empoeirado pelo pecado, e vazio de alegria,  apenas no comando de Deus e da sua Palavra, o nosso coração é limpo e preenchido, aqueles que não tem Cristo em suas vidas sofrem com esse vazio, não tendo alegria e Paz no coração, pois elas não conseguem alcançar  uma plena satisfação, e buscam preencher esse vazio nas drogas, nos jogos, na pornografia, entre outras coisas.
Por que isso? Porque quando a pessoa está longe de Deus, o seu estímulo de vida é vão, é apenas  vaidade; porém, quando o homem está firmado em Cristo, o seu alvo é certo. “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”


O coração por si só é enganoso, mas quando o coração está sendo direcionado por Deus, somos moldados para Deus, todo aquele vazio que havia, é preenchido com a maravilhosa presença do Espírito Santo. “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.” (Salmos 51:10)

 Aquilo que mais buscamos, revela o que está em nosso coração. "O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca." (Lucas 6:45) As coisas importantes em nossas vidas são os nossos tesouros. O salmista sabia a importância de escolher um bom tesouro. (Leia Salmos 119:11).Se não perdoo meu amigo até que eu sinta desejo de perdoar… eu nunca perdoarei.
 
FELIPE M. NASCIMENTO
 
 

Não Siga Seu Coração

 
Se não sou amável com meu vizinho até que sinta no coração vontade de ser amável… eu nunca serei amável.
 
Se eu não oro pelos perdidos até que sinta desejo de orar… eu nunca orarei.
Se não dou duro no meu trabalho até sentir desejo no coração de ser diligente… eu nunca serei diligente.
 
Se não sirvo na igreja até que sinta vontade de servir… eu nunca servirei.
Se não me aproximo daqueles que são diferentes de mim até que sinta no coração desejo de me aproximar… eu nunca me aproximarei.
 
Se não sou paciente com meus filhos até que sinta desejo de ser paciente… eu nunca serei paciente.
 
Nós vivemos em uma cultura que nos manda seguir nossos corações. O Senhor diz: “Obedeça e seu coração acompanhará”. A glória do Evangelho é que Deus nos dá poder para fazer o que não sentimos vontade de fazer. Quando se trata de seguir ao Senhor, na maior parte das vezes, os sentimentos seguirão a obediência.
 
Não siga seu coração. Não espere até que você sinta desejo ou esteja a fim. Pelo poder do Espírito, obedeça a Deus e confie que os sentimentos seguirão.   
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário