Vale apena nascer de Novo


Necessário vos é nascer de novo. João 3:7 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17



Em vários momentos da vida o homem tende a mudar a sua historia. Seja ele o protagonista de uma vida correta e saudável, que preza a moral e o respeito, cultura, costumes e tradições, as mudanças trazem esperança de uma vida melhor.

Mudamos de emprego, profissão, estado civil, circulo de amigos, vida social, local onde fazemos nossas compras,onde moramos e etc. E ainda com tantas mudanças somos capazes de continuar sendo mesma pessoa, e ter um fim como a maioria das pessoas que preferem e tentam mudar por si só, mudam o estilo de se vestir, mas não muda o coração, se muda o que ouve, continua falando as mesmas coisas. São mudanças parciais ou temporárias.  Em alguns casos houve mudança interna e no caráter, algumas favoráveis ao convívio social, e á outro tipo de mudança que poder ser desprezível, más escolhas que leva o individuo um estado de destruição. Há momentos em nossa vida que precisamos recomeçar, reaprender, nascer de novo mudar a rota do caminho em que estamos seguindo.

Nunca é tarde para um novo nascimento ainda que seja garoto, adulto ou velho é possível nascer de novo e construir uma nova historia.
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
2 Coríntios 5:17

O novo nascimento é experimentado por aquele que se arrepende de seus pecados e os deixa, crê no Senhor Jesus, e o aceita como Senhor e Salvador. O homem nascido de Deus, nascido do Espírito é uma nova criatura, uma nova pessoa que evita o pecado e está disposta a viver em obediência a Deus e conforme a Sua palavra. O Novo Nascimento é o maior milagre que Deus opera na vida do homem.

Quando escolhemos a Jesus como único e suficiente salvador de nossas vidas, tornamos nova criatura em nosso interior. O Espirito Santo, nos da uma nova vida, passamos a ter uma união vital com Cristo por causa da conversão, nos não viramos pagina de nossa vida, mas começamos uma nova, tendo Jesus como o autor.

Passamos a andar guiados por Deus, não andando conforme a nossa vontade, mas em retos caminhos que nos conduz a vida eterna.
O homem passa por um processo de santificação e regeneração, começa a cuidar do nosso corpo, este que agora é santo templo do espirito, já não vive mais ele, mas cristo vive nele. Desfeito o vinculo e amizade com o mundo e deixando para traz tudo as antigas praticas, costumes, vícios, linguajar torpe, imoralidade, corrupção, ódio, impureza e vários outros tipos de comportamentos, pensamentos e desejos do velho homem ficam para traz, não mais tem espaço nessa bagagem.  As coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
Novo Nascimento é sinônimo de libertação, de transformação. Significa sair das trevas e ir para a luz; sair do reino de Satanás e ir para o reino de Deus; deixar de ser apenas criatura de Deus para ser filhos de Deus.

A bíblia nos relata de um encontro no AT muito importante entre um homem que vivia entre os fariseus chamado Nicodemos. Era sábio em seu tempo, culto e príncipe dos judeus, membro do Sinédrio, mestre em Israel conhecedor da Lei Judaica. Um religioso que decidiu procurar Jesus à noite.
Nesse encontro Nicodemos inicia elogiando e reconhecendo Jesus como vindo de Deus porque ninguém poderia fazer sinais milagres que Jesus fazia se não fosse de Deus.

Mesmo sendo ele um homem inteligente educado de boa posição e de coração a aberto disposto a aprender mais a respeito de Deus, Jesus o disse sem rodeios que para ser salvo era todos precisam nascer de novo. Nicodemos teve então dificuldade de entender como seria esse nascimento e ficou confuso.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
João 3:3-4

Imagino Nicodemos, assustado e com a cara confusa, sem entender a pergunta que nos parece tola, se fosse à outra ocasião com outros personagens poderíamos pensar que era uma piada, ainda nos dias de hoje, com tantas informação, meios de comunicação e tecnologias encontramos muitos doutores que não  conseguem entender o  sentido e o  significado  de novo nascimento. 

Nicodemos tinha uma necessidade real. Ele necessitava de uma mudança em seu coração uma transformação espiritual. O primeiro nascimento é da carne, mas o segundo o nascer de novo é espiritual, e Jesus revelou que o Reino era para o mundo todo. João 3:16 Não somente os judeus, mas todos os que buscassem o Reino de Deus com arrependimento e novo nascimento espiritual encontraria a salvação.

O Novo Testamento registra que Nicodemos tinha um grande apreço por Jesus. Quando o Mestre estava sob forte pressão dos líderes religiosos, a medida que os fariseus discutiam como poderiam elimina-lo ele o defendeu, pedido que houvesse justiça  pedindo que fosse ouvido, antes de ser condenado João 7:50-52. A pesar de a sua objeção ter sido rejeitada ele falou. É visível que uma mudança foi operada em sua vida.
  
Morto Jesus, Nicodemos e José de Arimatéia se apresentaram para cuidar do corpo do Mestre, gastando, inclusive, dinheiro para custear as despesas do enterro .

Como Nicodemos, há muitas pessoas que se satisfazem como uma visão apenas intelectual de Jesus, mas sem uma experiência pessoal com Ele. Essas pessoas até admiram aqueles que têm fé, mas não dão um passo claro e público em direção a Jesus.

Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.João 3:7



Então se você acabou de ler essa mensagem e se Jesus falou com você não deixe para depois para tomar a sal decisão e ir a uma igreja evangélica e aceite a Jesus tenha um novo nascimento e seja uma nova criatura hoje mesmo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário